terça-feira, 14 de junho de 2011

VISITA AO MUSEU DE PETROLINA(PE), SOBRE A VIDA DE ZÉ DO MESTRE


ZÉ DO MESTRE É Vaqueiro e um dos mais famosos artesãos do couro em Pernambuco, José Luiz Barbosa, o Zé do Mestre, nasceu em 1932, na zona rural do município de Salgueiro, onde vive até hoje. Aprendeu o ofício com o pai, conhecido na região por Mestre Luiz, vindo daí o apelido de Zé do Mestre. 

Sua especialidade é a produção das peças que compõem os equipamentos e a vestimenta típica do vaqueiro sertanejo: gibão, perneira, chapéu, bota, luva, guarda-peito (proteção para a barriga), chicote e corda de relho para amarrar o boi, tudo no mais resistente couro. Trabalha, com ajuda da mulher, na casa onde mora, no sítio Cacimbinha, a 14 km do centro de Salgueiro. 

Era a ele que o compositor Luiz Gonzaga (já falecido) confiava a produção das roupas de couro que usava nos shows. Zé do Mestre já confeccionou gibão para autoridades como presidente da República, o rei Juan Carlos, da Espanha, e tem peças no Museu Missionário, no Vaticano. Depois que o tradicional vaqueiro tornou-se uma figura rara sertão e a encomenda de gibão caiu praticamente a zero, ele iniciou a produção de peças em miniatura, vendidas na feira da cidade.



GENTE AI TEM AS FOTOS DO MUSEU,COM ALGUMA OBRAS DE ZÉ DO MESTRE,COMO POR EXEMPLO AS ROUPAS QUE ELE FAZ.
                                                          


BOM GALERINHA É ISSO AI ESPERO QUE TENHA SERVIDO DE AJUDA PARA ALGUNS DE VOCÊS.BJ